ATIVIDADES

Yoga

A palavra Yoga tem um grande número de significados. Ela deriva da raiz sânscrita “YUJ”, que significa “UNIÃO”. De forma bem simples, podemos dizer que, através dessa prática, promovemos a união do corpo com a mente, o autoconhecimento, e a integração do praticante com sua verdadeira essência e com o meio em que vive.

No Yoga clássico, temos 7 linhas diferentes, e o ideal é que cada pessoa encontre o estilo que se adapte às suas necessidades, personalidade e estilo de vida.

Sua prática ocorre através de:

  • Ásanas (exercícios psicofísicos ou posturas);
  • Pranayamas (exercícios respiratórios);
  • Relaxamento;
  • Concentração;
  • Meditação.

Se praticado com frequência, disciplina e consciência, o HathaYoga alivia o peso dos problemas diários e traz muitos benefícios:

  • Relaxa a mente e o corpo;
  • Realinha todo o corpo, favorecendo a boa postura;
  • Fortalece ossos, músculos e melhora a mobilidade das articulações;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Fortalece a espinha dorsal e diminui as dores nas costas;
  • Massageia órgãos internos, melhorando suas funções;
  • Estimula a circulação sanguínea e a oxigenação através da respiração;
  • Auxilia nos distúrbios respiratórios;
  • Reequilibra o sistema nervoso;
  • Alivia tensões e o cansaço;
  • Acalma a mente e estimula a memória;
  • Aumenta a consciência corporal;
  • Atenua problemas digestivos;
  • Estimula o sistema endócrino;
  • Melhora quadros de menopausa, TPM e doenças relacionadas ao estresse.

Idade mínima para frequência: 14 anos, desde que seja respeitado o biótipo físico,

suas limitações, aspectos psicológicos e emocionais.