Por trabalhar diversos músculos e capacidades motoras durante o mesmo treino, a ginástica funcional é uma ótima opção para quem deseja otimizar o tempo realizando exercícios mais dinâmicos, sem deixar de se movimentar.
Este treino é organizado em circuitos, com uma série de exercícios. Todos as atividades são cronometradas e, após a finalização de cada uma, o aluno inicia outra.
Hoje conversaremos sobre:
Vamos lá!
Em resumo, a ginástica funcional é uma atividade física sem aparelhos de academia que tem os objetivos de fortalecer os músculos, estimular o emagrecimento e melhorar o condicionamento físico.
A ginástica funcional é obrigatoriamente respeitosa com os limites individuais dos praticantes, por isso, ela pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente da idade.
Já com poucas semanas de treino esse tipo de exercício ajuda a emagrecer e a delinear o corpo, pois trabalha (ao mesmo tempo) vários grupos musculares, favorecendo:
Os exercícios da ginástica funcional muitas vezes são realizados utilizando apenas o peso do corpo e envolvem a realização de movimentos que fazem parte do dia a dia.
Além disso, pelo fato de também serem de alta intensidade, os exercícios funcionais possuem diversos benefícios, como apresentaremos a seguir:
Um dos principais benefícios da ginástica funcional é o fortalecimento dos músculos, já que o treino deixa o corpo definido e tonificado por completo, sem depender de exercícios mais específicos para as regiões do corpo.
O treinamento funcional ativa mais as fibras musculares e estabilizadoras.
A maioria dos exercícios do treino funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core.
Um bom exemplo é o exercício de agachamento feito com halteres. Com um só exercício, você sai com braços, pernas e abdômen.
A ginástica funcional exige uma velocidade constante durante sua prática e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas. Isso gera uma elevação da frequência cardíaca e uma melhora da resistência do sistema cardiorrespiratório.
A flexibilidade é muito trabalhada na ginástica funcional, pois os movimentos são executados com amplitude total, fazendo com que o músculo se alongue ao máximo.
Esses exercícios também podem ser realizados com foco nessa finalidade.
Como citamos anteriormente, a ginástica funcional respeita os limites de cada corpo, portanto, essa é uma atividade livre para todos que desejam melhorar a saúde física.
Assim como em qualquer atividade física, os idosos recebem uma atenção especial e, geralmente, os exercícios são adaptados nos casos em que há doenças ortopédicas, como artrite ou artrose.
Aqui na Academia Toshio temos diversas opções para quem deseja praticar exercícios físicos e manter a saúde, incluindo a ginástica funcional.
A aula tem 60 minutos e trabalha a resistência muscular localizada, visando o enrijecimento e definição muscular.
Idade mínima para frequência: 7 anos.
Acesse nosso site (www.toshio.com.br) e saiba mais sobre nossos horários.
Nossa missão aqui é zelar pelo seu bem-estar!