Os Jogos Olímpicos passaram de 241 para mais de 10.000 competidores desde seu restabelecimento original, em Atenas, no ano de 1896.
Em julho, teve início mais uma edição dos jogos. Por isso, hoje vamos conversar sobre:
Vamos lá!
O primeiro passo no processo de se tornar um esporte olímpico é o reconhecimento como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Este reconhecimento, apesar de fazer parte do protocolo de aceitação e de registro do esporte, pode não resultar em apresentação nos jogos olímpicos.
O boliche e o xadrez são esportes reconhecidos, por exemplo, mas não integram o quadro dos Jogos. A Carta Olímpica indica que, para ser aceito, um esporte deve ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países, e quatro continentes, e, por mulheres, em pelo menos 40 países, e três continentes.
O esporte também deve “aumentar o valor e o apelo” dos Jogos Olímpicos e reter e refletir suas tradições modernas. Existem inúmeras outras regras, incluindo proibições de puramente “esportes mentais” e esportes dependentes de propulsão mecânica.
Essas regras mantiveram o xadrez, as corridas de automóveis e outros esportes reconhecidos fora dos Jogos Olímpicos.
Nos últimos anos, o COI tem trabalhado para administrar o escopo das Olimpíadas permitindo novos esportes apenas em conjunto com uma interrupção simultânea de outros. Os esportes que já participaram dos jogos são revisados periodicamente para determinar se devem ser continuar integrando-os ou não.
Em 2021, os esportes que se apresentarão pela primeira vez são:
Aqui na Academia Toshio temos aulas voltadas para alguns esportes olímpicos, como natação, judô e karatê.
Acesse nosso site (www.toshio.com.br) e saiba mais sobre nossos horários.
Nossa missão aqui é zelar pelo seu bem-estar!