A musculação na terceira idade é importante não apenas para aumentar a força e a massa muscular, mas também a motivação e a confiança, proporcionando um estilo de vida saudável e a sensação de bem-estar.
Hoje conversaremos sobre:
Com o passar dos anos, o corpo humano acaba perdendo uma porcentagem relativa da massa muscular. Esse processo é natural e atinge principalmente pessoas a partir dos 60 anos, impactando na qualidade de vida delas.
Muitos podem ser os motivos dessa perda: alterações hormonais e fisiológicas do envelhecimento, estilo de vida (sedentarismo e má alimentação) e até doenças crônicas e infecções levam ao declínio da musculatura de forma mais acentuada.
A musculação na terceira idade deixa os músculos mais fortes e ativos, contribuindo para que o idoso se mantenha independente.
Entre os benefícios da musculação para idosos, podemos citar:
Um treino de musculação adequado possibilita que o estresse não seja aplicado diretamente nas articulações, sendo ideal para pessoas com artrite, por exemplo.
Além dos músculos, a prática de musculação na terceira idade fortalece ligamentos, tendões e articulações. Isso permite maiores estabilidade e controle dos movimentos, além do alívio de dores articulares.
Ao fortalecer os músculos, os ligamentos, os tendões e as articulações, há a melhora do equilíbrio e da precisão dos movimentos. Com isso, o risco de queda dos idosos é minimizado.
Aqui na Academia Toshio você pode tornar a sua vida mais saudável. Junte-se a nós!
Acesse nosso site (www.toshio.com.br) e saiba mais.