Não podemos negar que exercícios realizados na água são extremamente benéficos para a nossa saúde física. Quando estamos submersos, todos os movimentos se tornam mais fáceis de serem executados. Mas você sabe a diferença entre hidroterapia e a hidroginástica?
Hoje conversaremos sobre:
Vamos lá!
Muita gente confunde as duas atividades porque ambas são realizadas na piscina, mas as finalidades delas são bem diferentes.
A hidroterapia pode ser definida como a terapia realizada na água, que é orientada por um fisioterapeuta. A hidroginástica, por sua vez, é uma atividade física realizada na água, orientada por um educador físico.
Antes de começarmos a falar mais detalhadamente sobre cada atividade, precisamos apresentar a semelhança entre a hidroterapia e a hidroginástica: ambas são realizadas em uma piscina. Essa é a única semelhança entre as duas atividades.
A hidroterapia é feita em uma piscina terapêutica, adaptada com barras e com elevador de acessibilidade, que auxilia na entrada e na saída dos usuários que possuem mobilidade reduzida, geralmente com a temperatura da água mais quente, entre 33° C e 36° C.
Além disso, o uso de diversos acessórios auxilia na realização de exercícios específicos, de acordo com a necessidade de cada indivíduo, determinados após realizada uma consulta fisioterápica.
A hidroterapia é responsável por reabilitar disfunções ortopédicas, traumatológicas, hematológicas, neurológicas, respiratórias, vasculares e de equilíbrio.
Alguns benefícios que podemos destacar são:
A hidroginástica é um conjunto de exercícios físicos orientados por um profissional da Educação Física que utilizam as propriedades aquáticas para o aumento da capacidade aeróbica e da resistência muscular, entre outras melhorias do condicionamento físico. Pode ser realizada em grupo.
A piscina não necessita ser aquecida, mas o indicado é que a temperatura da água esteja em torno de 28° e que o profissional orientador fique do lado de fora da piscina para uma melhor condução da aula.
Alguns benefícios dessa atividade são:
Lembrando que nem todos possuem aptidão para realizar a hidroginástica. Portanto, é indispensável uma prescrição médica.
A hidroterapia é indicada para pessoas que sofrem com dores crônicas ou dificuldades de movimentação. Pacientes em recuperação pós-operatória, por exemplo, podem se beneficiar da prática.
A hidroterapia também pode ser feita por crianças, auxiliando no seu desenvolvimento motor.
Exercícios na água diminuem o impacto sofrido no joelho, no tornozelo e na coluna, no entanto, eles proporcionam o mesmo desenvolvimento muscular que os exercícios fora da água.
A hidroginástica é indicada para pessoas que desejam perder peso e melhorar o condicionamento físico protegendo as articulações.
Aqui na Academia Toshio temos diversas opções para quem deseja praticar exercícios físicos e manter a saúde.
Clique aqui e saiba mais sobre nossos horários.
Nossa missão aqui é zelar pelo seu bem-estar!